2009-07-20

Casas na China

Os preços das casas novas em 36 das maiores cidades da China cresceram 6,3% em Junho face a igual período do ano anterior, após a concessão de empréstimos ter triplicado no primeiro semestre de 2009.

O preço médio das casas novas subiu para 6554 yuan, cerca de 959 dólares, por metro quadrado, segundo os dados oficiais publicados pela Comissão de Desenvolvimento Nacional e Reforma. Em relação a Maio os preços cresceram 1,1%.

O aumento na concessão de novos empréstimos para 7,37 biliões de yuan no primeiro semestre do ano, contribuiu para o aumento da procura no sector imobiliário, levando assim ao aumento dos preços. O preço das casas nas 70 maiores cidades chinesas aumentou em Junho pela primeira vez em sete meses. Segundo Zhou Hu, analista da Bohai Securities, o mercado imobiliário chinês está a recuperar e os preços devem continuar a aumentar no terceiro trimestre. O analista recomenda ainda a compra de acções da China Vanke e da Poly Real Estate Group, os maiores promotores nacionais em termos de valor de mercado.

As vendas de propriedades na China aumentaram 32% em termos de espaço e 53% em termos de valor face ao ano anterior. Já os investimentos no mercado imobiliário aumentaram 9,9% na primeira metade de 2009. As vendas da Vanke, maior promotora chinesa, aumentaram 28% face ao ano anteiror para 30,8 mil milhões de yuan. Já a Poly Real Estate anunciou que as vendas no primeiro semestre cresceram 168% para 21,1 mil milhões de yuan.


(Bloomberg)

Sem comentários: