2009-07-02

Aumento de Capital da Rio Tinto

A Rio Tinto, terceira maior mineira do mundo, vendeu cerca de 97% das novas acções emitidas em Londres, no âmbito de uma operação que teve como principal objectivo reduzir a dívida, arrecadando cerca de 10,8 mil milhões de euros.

A mineira vendeu 508,6 milhões de acções no fecho da oferta, tendo a operação sido realizada nas praças de Londres e de Sidney. A Rio Tinto rejeitou uma proposta de investimento no valor de 19,5 mil milhões de dólares, cerca de 13,9 mil milhões de euros, do seu maior accionista a Aluminum Corp (Chinalco), da China, optando por avançar com um aumento de capital e uma “joint-venture” com a BHP Billiton para o minério de ferro.

A Chinalco confirmou que fez uso dos seus direitos na venda de acções, justificando como uma decisão economicamente racional, que preveniu a diluição do seu capital na Rio Tinto. Como continua a ser a maior accionistas da mineira, confirma que irá continuar a monitorizar os desenvolvimentos na Rio Tinto.

A BHP Billiton abandonou a proposta de aquisição da Rio Tinto de 66 mil milhões de dólares em Novembro, citando o elevado risco da mineira em termos da sua dívida e da queda dos mercados de mercadorias. A maior parte da dívida da Rio deve-se à aquisição da produtora de alumínio Alcan por 38,1 mil milhões de dólares em 2007.

Sem comentários: