2009-04-22

Quebra nas vendas da Nestlé

O fabricante europeu de produtos alimentares, Nestlé, reportou uma quebra nas vendas pelo segundo trimestre consecutivo. As receitas do primeiro trimestre caíram 2,1% para os 25,2 mil milhões de francos suíços (21,6 mil milhões de dólares) contra os 25,7 mil milhões de francos registados no mesmo período do ano anterior. As receitas da Nestlé desiludiram os analistas da Bloomberg que apontavam para 26 mil milhões de francos suíços.

Os consumidores estão a optar por alternativas mais baratas. Por exemplo, o café Nespresso chega a custar na Suíça cinco vezes mais que outro café. Por sua vez, a água mineral San Pellegrino pode custar quatro vezes mais do que as alternativas tradicionais. Esta redução da procura por marcas de elevada qualidade, de acordo com um consultor na indústria da alimentação, deve-se muito ao receio dos consumidores quanto ao futuro e não apenas à redução do poder de compra.

Cinco das sete categorias de produtos exportados pela Nestlé sofreram uma redução nos carregamentos, conduzindo a uma redução global de 0,3%. Só os produtos para animais e as bebidas gozaram de um incremento das vendas.

Os títulos da Nestlé acumulam uma desvalorização anual de 8,9% enquanto que o seu principal concorrente, a Kraft Foods, perde 15%.



Fonte: Bloomberg

Sem comentários: