A fabricante automóvel norte-americana General Motors apresenta várias medidas para estabilizar a sua situação financeira, pelo menos até ao dia 1 de Junho, altura em que tem de apresentar novas condições ao governo de Barack Obama.
O número de agentes será reduzido em 42% para os 3.600 e serão cortados mais postos de trabalho até ao final de 2010. Em Dezembro do ano passado, a GM contava com 62.000 trabalhadores. O novo plano prevê uma redução para os 42.000 colaboradores.
Por outro lado, e para reduzir a dívida até 44 mil milhões de dólares, a fabricante pediu aos accionistas que aceitem 225 acções por cada mil dólares. A empresa terá ainda de negociar com os obrigacionistas para reduzir a dívida em 27,5 mil milhões de dólares.
Por fim, a GM vai acabar com a Pontiac, marca especializada em automóveis de luxo e de elevada performance criada há 83 anos atrás.
Se a General Motors não conseguir reduzir os custos e se tornar viável, nomeadamente através dos acordos com os sindicatos e os obrigacionistas, o governo norte-americano será obrigado a impor o decreto de falência.
Os títulos da GM acumulam uma desvalorização anual de 35% e uma perda próxima de 95% desde o rebentar da crise financeira mundial no segundo semestre de 2007 (ver evolução da cotação dos títulos no gráfico abaixo).
O número de agentes será reduzido em 42% para os 3.600 e serão cortados mais postos de trabalho até ao final de 2010. Em Dezembro do ano passado, a GM contava com 62.000 trabalhadores. O novo plano prevê uma redução para os 42.000 colaboradores.
Por outro lado, e para reduzir a dívida até 44 mil milhões de dólares, a fabricante pediu aos accionistas que aceitem 225 acções por cada mil dólares. A empresa terá ainda de negociar com os obrigacionistas para reduzir a dívida em 27,5 mil milhões de dólares.
Por fim, a GM vai acabar com a Pontiac, marca especializada em automóveis de luxo e de elevada performance criada há 83 anos atrás.
Se a General Motors não conseguir reduzir os custos e se tornar viável, nomeadamente através dos acordos com os sindicatos e os obrigacionistas, o governo norte-americano será obrigado a impor o decreto de falência.
Os títulos da GM acumulam uma desvalorização anual de 35% e uma perda próxima de 95% desde o rebentar da crise financeira mundial no segundo semestre de 2007 (ver evolução da cotação dos títulos no gráfico abaixo).
Fonte: Bloomberg e Imprensa Nacional
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