2009-04-27

Gripe suína ameaça recuperação económica

As bolsas europeias iniciaram a primeira sessão da semana em baixa, acompanhando a tendência de fecho das praças asiáticas, com os investidores a temerem que a gripe suína prolongue a recessão da economia mundial.

No México, já se registaram 103 casos mortais provocados pela gripe suína ou suspeitos de o ser. Para além disso, há 1.324 pacientes colocados sob observação e 929 que já conseguiram regressar a casa depois de receberem o tratamento anti-vírus.

O Banco Mundial vai emprestar 205 milhões de dólares ao México para combater a gripe suína, nomeadamente para a compra de medicamentos, diagnóstico e combate da doença. Contudo, a maior fatia do dinheiro destina-se a reforçar a capacidade operativa e institucional do México.

Este novo flagelo poderá ter um impacto económico doloroso no México e no resto do mundo. A recessão mundial, nomeadamente nos EUA, já estava a provocar uma forte quebra na procura de exportações mexicanas. Agora antecipa-se uma diminuição do turismo e o encerramento de muitos estabelecimentos comerciais.

O Presidente mexicano, Felipe Calderon, ordenou o encerramento das escolas até 6 de Maio, impediu a realização de eventos públicos, estabeleceu a realização de quarentenas e a utilização de máscaras e declarou o estado de emergência no combate ao vírus. Os bares, as igrejas e os teatros também correm o risco de serem fechados temporariamente.

O turismo é a terceira maior fonte de entrada de divisa estrangeira no país, a seguir às exportações de petróleo e às remessas dos emigrantes. Em 2008, o turismo contribuiu com 13,3 mil milhões de dólares para o PIB mexicano. No quarto trimestre do ano passado, o PIB diminuiu 1,6%. O Banco Central do México estima que nestes primeiros três meses do ano, a contracção da economia foi de 4,2%.

Fonte: Bloomberg

Sem comentários: