2009-04-29

Aumento de capital nos bancos norte-americanos

De acordo com os testes preliminares efectuados pelo governo norte-americano, seis dos dezanove maiores bancos dos EUA precisam de capital adicional. Enquanto que algumas instituições necessitam de uma injecção directa de capital por parte do governo, o capital da maioria das instituições terá como proveniência a conversão de acções preferenciais em acções ordinárias.

Durante o dia de ontem, o “Wall Street Journal” avançou que o Bank of America e o Citigroup necessitariam de um aumento de capital. No início deste mês, o presidente executivo do Bank of America, Kenneth Lewis, garantiu que a instituição por si liderada não precisava de mais capital. Em relação às afirmações de ontem, Lewis não fez qualquer comentário. O mesmo não aconteceu com o Citigroup que salientou que a sua “base de capital é forte”.

Na semana passada, os analistas da Morgan Stanley referiram três bancos regionais (SunTrust Banks, o KeyCorp e o Regions Financial) como os primeiros na lista a requererem mais capital.

O objectivo do governo com estas avaliações é garantir que os bancos têm reservas suficientes para enfrentar a difícil conjuntura e garantir os empréstimos a particulares e empresas. Os resultados finais destes testes devem ser apresentados durante a próxima semana.

O Fundo Monetário Internacional prevê que os prejuízos, a nível mundial, decorrentes da crise financeira iniciada a meados de 2007, atinjam os 4,1 biliões de dólares durante o próximo ano.
(Bloomberg)

Sem comentários: