2009-04-07

Irlanda pode aumentar fiscalidade

O governo irlandês, ainda abalado pelo downgrade efectuado Standard & Poor’s ao seu rating de crédito, poderá aumentar os impostos e diminuir a despesa pública de modo a impulsionar a economia europeia com maior défice orçamental.

O Ministro das Finanças irlandês, Brian Lenihan, que irá fazer o seu segundo discurso acerca do orçamento nos últimos meses, afirma que o país enfrenta uma grave crise nacional, com o défice a encaminhar-se para os 13% do Produto Interno Bruto, estando quatro vezes acima do limite imposto pela União Europeia. Espera-se ainda que Lenihan anuncie medidas para remover os activos tóxicos referentes a empréstimos para a habitação dos maiores bancos nacionais.

O descalabro fiscal irlandês é mais um sintoma da crise económica global que levou à paragem dos 14 anos de expansão económica na Irlanda, deixando o Governo com um buraco de 23 mil milhões de euros nas finanças públicas.

Os défices orçamentais têm vindo a aumentar por toda a Europa, com as medidas tomadas pelos Governos tendo em vista estimular as economias dos respectivos países de modo a combater a pior recessão mundial desde a Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, as receitas fiscais estão a cair e o pagamento de subsídios ao desemprego está a aumentar. A Irlanda quer manter a queda do PIB em 9.5%, tendo estimado que se nada fizer, a contracção do PIB poderá ser de 12.8%. Face às proporções que a crise financeira tem tomado, a União Europeia concedeu à Irlanda um prazo de quatro anos para restabelecer a contracção do PIB dentro do intervalo exigido.

Sem comentários: