2009-04-22

Exportações Japonesas

A queda das exportações japonesas abrandou em Março, terminando uma série de quatro meses consecutivos de quedas, mostrando os primeiros sinais de que a recessão no país pode estar a começar a terminar.

Os carregamentos internacionais caíram 45.6% face ao ano anterior, após terem afundado 49.4% em Fevereiro, de acordo com o Ministério das Finanças. Os economistas consultados pela Bloomberg estimavam uma queda de 46.4% das exportações.

A queda das exportações para os EUA e para a China, os principais mercados do Japão, abrandou no mês passado, o que poderá ser um sinal que a crise financeira está a dar sinais de melhoria. Por outro lado, a Goldman Sachs aumentou a sua previsão para o crescimento da economia chinesa em 2009 para os 8.3%, aumentando a estimativa anterior de 6%, citando o plano de estímulo económico chinês.

Na China, as exportações caíram 31.5% no mês passado face à queda de 39.7% do mês anterior enquanto que nos EUA os carregamentos internacionais caíram 51.4% face aos 58.4% registados em Fevereiro. Esta queda das exportações deve-se à melhoria dos mercados internacionais, devido à antecipação de resultados positivos e do anúncio de planos de combate à crise.

Sem comentários: