2009-08-03

Resultados Barclays

O Barclays, segundo maior banco britânico, anunciou que os resultados referentes ao primeiro semestre do ano cresceram 10%, com o lucro da unidade da banca de investimento quase que duplicar.

O resultado líquido ascendeu a 1,89 mil milhões de libras face aos 1,72 mil milhões registados em igual período do ano anterior. Contudo, este resultado falhou a estimativa de 2,2 mil milhões de libras avançada pelos analistas consultados pela Bloomberg. Estes resultados foram animados pelo negócio de concessão de empréstimos, após medidas de estímulo terem beneficiado o mercado de crédito e de o Barclays Capital ter quase duplicado os ganhos para 1,05 mil milhões de libras, dos anteriores 524 milhões, em período homólogo.

Os títulos do banco seguiam a valorizar cerca de 2,9% após o Barclays ter reduzido o nível de alavancagem para 22 vezes face às 32 que vigoravam no período homólogo de 2008. O rácio de capital Tier 1, que mede a saúde financeira dos bancos, vai subir para 8,8% após a venda do Barclays Global Investors, segundo o próprio banco, depois de no ano passado ter sido de 5,6%.

O Barclays foi o primeiro dos cinco maiores bancos britânicos a apresentar resultados para o período referido. O HSBC, maior banco europeu, vai anunciar resultados ainda hoje e o Lloyds vai divulgar na próxima quarta-feira, enquanto que na sexta-feira será a vez do Bank of Scotland.

Sem comentários: