2009-08-10

Imobiliário na China

As vendas de propriedades chinesas aumentarem 60% em valor nos primeiros sete meses do ano, aumentando as preocupações de que o montante recorde de empréstimos concedidos irá criar uma bolha na economia com mais rápido crescimento do mundo.

As vendas aceleraram depois de um ganho de 53% no primeiro semestre do ano face a igual período do ano anterior, segundo dados divulgados hoje pelo departamento de estatísticas. O investimento no sector imobiliário cresceu 11,6% face aos 9,9% nos seis primeiros meses do ano.

Os preços das casas nas 70 maiores cidades do país cresceram 1% em Julho face ao ano anterior, o maior aumento em nove meses, segundo dados oficiais da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. O Primeiro-Ministro Wen Jiabao reiterou que a política monetária vai permanecer inalterada, depois da subida dos preços de activos ter feito aumentar a especulação de que poderia estar iminente a subida dos juros.

As acções relacionadas com o sector imobiliário, que ganharam 142% este ano para serem o grupo com melhor performance do índice de Shanghai, caíram 1,6% devido aos receios de que a concessão de crédito cresça mais lentamente.

O crescimento económico na China acelerou no segundo trimestre com o índice de Shanghai a valorizar quase 80% este ano, impulsionado pelos 1,1 biliões de dólares de crédito concedido nos primeiros seis meses do ano. Os preços das casas começaram a subir, depois de terem desvalorizado nos seis meses anteriores.

Sem comentários: