2009-08-31

Crescimento na Índia

O crescimento da economia indiana acelerou pela primeira vez desde 2007, indicando que o impacto que a recessão global teve na terceira maior economia asiática está a esvanecer.

O Produto Interno Bruto cresceu 6,1% no último trimestre face a igual período do ano anterior, depois de ter aumentado 5,8% nos três meses prévios, segundo revelou a Organização Central de Estatística hoje em Nova Deli. Ainda assim, apesar dos resultados positivos, os economistas consultados pela Bloomberg tinham previsto um crescimento do produto em 6,2%.

A Índia junta-se assim à China, Japão e Indonésia, como economias que aumentaram o ritmo de crescimento. A região tem beneficiado de um programa de 950 mil milhões de dólares para estimular os gastos e de custos de endividamento mais baixos. Quando a recessão atingiu a Índia, o Banco Central injectou cerca de 115 mil milhões de dólares na economia, que conjuntamente com o plano de estímulo fiscal do Governo totaliza mais de 12% do PIB do país.

A autoridade monetária do país manteve inalterado o nível de juros na sua última reunião em 28 de Julho, tendo também sinalizado que o fim da profunda ronda de corte de juros, com base na preocupação de que a inflação poderá disparar a partir de Outubro. A próxima reunião terá lugar no final desse mês.

Segundo o vice-presidente da Honda, segunda maior construtora de automóveis do Japão, o crescimento económico verificado na Índia é muito bom. Jnaneswar Sem anunciou ainda que vai aumentar a produção de automóveis na Índia em 50% a partir do próximo mês para dar resposta à crescente procura. A Volkswagen, a Toyota e outras construtoras de automóveis anunciaram também que planeiam gastar cerca de 6 mil milhões de dólares até 2012 para construir fábricas na Índia para compensar a queda da procura nos mercados nacionais.

Sem comentários: