2009-08-07

Prejuízos no RBS

O Royal Bank of Scotland, o maior banco controlado pelo Governo do Reino Unido, anunciou que obteve um prejuízo de 1,04 mil milhões de libras no primeiro semestre do ano. Em igual período do ano anterior, o banco tinha registado um prejuízo de 827 milhões de libras.

O RBS anunciou ainda que vai aprovisionar 7,52 mil milhões de libras para pagar empréstimos em risco de incumprimento e outras imparidades. Neste campo, os analistas haviam estimado que as provisões iriam chegar às 6,4 mil milhões de libras. Depois de apresentar os seus resultados, o banco britânico chegou a estar a desvalorizou mais de 16%, uma vez que este resultado surpreendeu por completo o mercado. Os analistas consultados pela Bloomberg estavam a contar com um lucro na ordem dos 1,1 mil milhões de libras.

Segundo o CEO do banco, Stephen Hester, existem sinais que nos próximos dois anos o desempenho do grupo será fraco devido à grave situação económica que atingiu todo o mundo em 2008 e 2009, tendo consequências ao nível das imparidades e custos com o financiamento. Estas afirmações contrastam com as de Eric Daniels, CEO do Lloyds Banking Group, que considerava que as provisões para o crédito malparado tinham atingido já o seu pico.

Numa análise a estas duas posições antagónicas, Simon Maughan, analista da MF Global Securities, citado pela Bloomberg, afirma que a situação do RBS é uma chamada de atenção para a realidade para o optimismo dado pelo Lloyds. Não está a ser pessimista mas simplesmente a dizer as coisas como elas são.

Nos próximos três anos, os custos de reestruturação continuarão a ser considerados. Cerca de 70% das perdas do RBS vieram da unidade que não contém a actividade principal do grupo, que inclui os activos que pretender vender. De entre as operações que pertencem à actividade principal do banco, o lucro operacional na unidade de retalho britânica caiu para 53 milhões de libras face aos 514 milhões, enquanto que os custos com imparidade aumentaram 87% para os 824 milhões de libras.

Sem comentários: