As negociações para salvar a Opel falharam esta noite depois de, inesperadamente, a General Motors ter exigido mais de 300 milhões de euros para manter as operações na marca.
Perante a desagradável surpresa, o Executivo alemão exige agora mais informações por parte da General Motors e do Tesouro norte-americano antes de avançar com a escolha do comprador para a Opel. Para já sabe-se que um dos potenciais compradores, a Ripplewood Holdings, foi hoje afastado do processo. Ainda interessadas no negócio permanecem a Fiat e a Magna International. Aliás, esta última mostrou-se disponível para pagar à GM os 300 milhões de euros exigidos, desde que o governo alemão a apoie, posteriormente, na recuperação do dinheiro, no caso da Opel entrar em falência. O governo alemão demonstrou-se agradado com esta alternativa, uma vez que considera não ter as garantias suficientes para proceder a um alargamento do empréstimo.
A proposta de aquisição da Magna International prevê uma parceria com o fabricante automóvel russo OAO Gaz e um apoio governamental de 5 mil milhões de euros. Para além disso, os trabalhadores da Opel passariam a deter 10% da nova empresa. O investimento previsto é de 700 milhões de euros.
O governo alemão espera encontrar uma solução até ao dia de amanhã. Com as eleições marcadas para 27 de Setembro, o governo de Ângela Merkel encontra-se sob pressão para salvar os 25.000 empregos da Opel na Alemanha. Por sua vez, a General Motors está a tentar alienar a Opel na sequência do processo de reestruturação imposto pelas autoridades norte-americanas até ao dia 1 de Junho para que possa receber mais apoio estatal.
A Opel foi fundada em 1862 por Adam Opel. Em 1929 a General Motors adquiriu 805 da empresa. Dois anos depois, comprou a restante fatia.
Os títulos da General Motors encerraram a sessão de ontem com uma desvalorização superior a 20% na Bolsa norte-americana cotando nos 1,15 dólares.
Fonte: Bloomberg
Perante a desagradável surpresa, o Executivo alemão exige agora mais informações por parte da General Motors e do Tesouro norte-americano antes de avançar com a escolha do comprador para a Opel. Para já sabe-se que um dos potenciais compradores, a Ripplewood Holdings, foi hoje afastado do processo. Ainda interessadas no negócio permanecem a Fiat e a Magna International. Aliás, esta última mostrou-se disponível para pagar à GM os 300 milhões de euros exigidos, desde que o governo alemão a apoie, posteriormente, na recuperação do dinheiro, no caso da Opel entrar em falência. O governo alemão demonstrou-se agradado com esta alternativa, uma vez que considera não ter as garantias suficientes para proceder a um alargamento do empréstimo.
A proposta de aquisição da Magna International prevê uma parceria com o fabricante automóvel russo OAO Gaz e um apoio governamental de 5 mil milhões de euros. Para além disso, os trabalhadores da Opel passariam a deter 10% da nova empresa. O investimento previsto é de 700 milhões de euros.
O governo alemão espera encontrar uma solução até ao dia de amanhã. Com as eleições marcadas para 27 de Setembro, o governo de Ângela Merkel encontra-se sob pressão para salvar os 25.000 empregos da Opel na Alemanha. Por sua vez, a General Motors está a tentar alienar a Opel na sequência do processo de reestruturação imposto pelas autoridades norte-americanas até ao dia 1 de Junho para que possa receber mais apoio estatal.
A Opel foi fundada em 1862 por Adam Opel. Em 1929 a General Motors adquiriu 805 da empresa. Dois anos depois, comprou a restante fatia.
Os títulos da General Motors encerraram a sessão de ontem com uma desvalorização superior a 20% na Bolsa norte-americana cotando nos 1,15 dólares.
Fonte: Bloomberg
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