2009-05-29

Fiat pode desistir da Opel

Os representantes da fabricante automóvel italiana Fiat decidiram não comparecer à reunião que se realiza hoje em Berlim para escolher um comprador para a General Motors Europa, com destaque para o seu principal activo – a Opel.

O investidor americano Ripplewood Holdings desistiu na quarta-feira do negócio. Quanto ao potencial comprador chinês Beijing Automotive Industry Corp (BAIC), que também demonstrou interesse no negócio nos últimos dias, o governo alemão afirma não dispor de qualquer informação. Se avançar a saída da Fiat das negociações fica apenas a Magna International.

Apesar da Fiat ter adiantado que ainda estava interessada no negócio considera que o Executivo alemão não está a ser razoável quanto aos fundos extra que agora pede para o negócio, na sequência da exigência de 300 milhões de euros por parte da General Motors para manter as operações na Opel. O governo alemão também foi ontem surpreendido pela nova exigência norte-americana, uma vez que já tinha dado garantias de empréstimos no valor de 1,4 mil milhões de euros para salvar a GM Europa.

Os Ministros da Indústria das União Europeia também se reúnem hoje para debater o futuro da GM Europa. Há alguma tensão entre os Ministros, uma vez que uma parte deles considera que o governo alemão está a ter demasiado peso na decisão do futuro da empresa.

Fonte: Bloomberg e Imprensa Nacional

Sem comentários: