2008-10-16

Maior hedge fund perde 30%

Citadel Investment Group Inc, o maior hedge fund, perdeu 30% este ano por causa das perdas com as acções, as obrigações convertíveis e as obrigações do governo. Kenneth Griffin, o fundador do fundo em 1990, escreveu esta semana uma carta aos investidores dizendo que os 10 biliões de dólares do Kensington Global Strategies Fund podem ser fortemente penalizados à medida que a crise de crédito avança. Griffin é detentor de 30% dos 18 biliões de dólares dos activos em cash do fundo.

O mês de Setembro foi especialmente penalizador para estes fundos, uma vez que os investidores retiraram, pelo menos, 43 mil milhões de dólares só nos EUA.

De acordo com um índice de referência no sector, o HFRX Global Hedge Fund Eur Índex, a indústria dos hedge funds recuou 16,5% desde o início do ano. Só no mês de Setembro, a perda foi de 7%.

Fonte: Bloomberg

4 comentários:

Pedro Gil disse...

Se tiver tempo: Como se comportam os fundo so Soros e do Simons?
Obrigado,
Pedro Gil

Juliana Silva disse...

Caro Pedro Gil,

As rentabilidades são variáveis dependendo do fundo.

Por exemplo, o Quantum Industrial Holdings Limited gerido pela empresa de George Soros (Soros Fund Management LLC) apresenta um retorno de -2,6% desde o início do ano até 30 de Setembro. Já um outro fundo da mesma empresa, o Quantum Endowment Fund N.V., acumula uma variação negativa de 6,77%.

Juliana

Pedro Gil disse...

Obrigado. E relativamente ao do James Simons? O mesmo tipo de comportamento negativo?
Ha' alguma pagina onde eu possa ver isso em vez de vos andar a chatear?
Obrigado
Pedro Gil

Juliana Silva disse...

Infelizmente não consegui obter a informação que me pediu para James Simons. Consultei a Bloomberg, mas os dados não estão disponíveis.

Não é muito fácil encontrar dados de performance agregados e transparentes sobre os "hedge funds".

Juliana