2008-10-07

Depressões

O ano de 1929 ficou marcado para a história como o início de uma grande recessão económica que persistiu durante a década de 30. Neste período, foram notórias as fortes quedas do valor do Produto Interno Bruto em diversos países, assim como as elevadas taxas de desemprego que se registaram.

Nessa altura, desde os máximos registados em Setembro de 1929, o índice accionista Dow Jones caiu 89% até ao mínimo atingido em Julho de 1932. Levaram mais de 20 anos até que o Dow Jones voltasse a negociar ao nível dos máximos de 1929, Em Novembro de 1954.

Será curioso constar que passado um ano após os máximos de Setembro, o índice Dow Jones contava com uma desvalorização acumulada de 37.7%. Neste momento e após as quedas registadas ontem nos mercados internacionais, o índice Dow Jones conta com uma desvalorização de 29.7% face aos máximos registados há um atrás.

Note-se que esta simples comparação não deve servir para concluir, precipitadamente, que os mercados vão seguir o mesmo padrão de quedas ocorrido em 1929. Contudo, essa possibilidade não deve também, no limite, ser excluída.

Pode analisar o gráfico ilustrativo com mais detalhe se clicar na imagem em cima. O gráfico representa a performance do Dow Jones, um ano após o início das quedas nos mercados. A escala horizontal indica os dias após os máximos enquanto que a escala vertical indica o valor em índice do Dow Jones, em que 100 é igual aos máximos em 1929 e em 2007.

Sem comentários: