2008-10-15

Confiança?




"Na União Europeia, após uma primeira cimeira fracassada, os estados membros chegaram a acordo no passado final de semana. Entre várias medidas, reuniram 1,3 triliões de euros – cerca de 15% do PIB da zona euro."

(...)

"O problema associado ao plano europeu é que assenta numa estratégia de bluff. A garantia, ou aval, prestada ao sector bancário é apenas uma forma de devolver a confiança aos investidores. É a palavra do Estado contra o pânico que se instalou entre os bancos. É uma tentativa de reiniciar a inércia psicológica em que assenta todo o sistema financeiro desde a abolição do padrão ouro no início dos anos 70."


(Excertos do meu próximo artigo no jornal "Vida Económica" que será publicado esta 6ª feira sob o título de "Intervenção governamental".)


Quanto à inércia psicológica, apesar da forte queda que o mercado de acções hoje registou, as medidas dos governos europeus estão a fazer efeito, como se vê no gráfico em baixo (Euribor a 6 meses):




E nos EUA, apesar da relativa modéstia do plano Paulson comparado com o esforço europeu, também como demonstra o gráfico seguinte (Libor a 6 meses):


Sem comentários: