2008-10-13

Alemanha em acção

A Alemanha vai disponibilizar cerca de 500 mil milhões de euros de modo a impulsionar o sistema bancário do país, naquela que á a maior intervenção do governo desde a queda do Muro de Berlim em 1989.

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou que o governo vai destinar 400 mil milhões de euros a uma linha de garantia às operações de financiamento entre bancos, cerca de 80 mil milhões para injectar nos bancos nacionais em apuros e deixar de parte 20 mil milhões para acudir a eventuais necessidades em caso de perdas nos empréstimos concedidos.

A Alemanha segue assim o exemplo de outros países europeus. O Governo de Espanha anunciou também hoje a criação de uma linha de garantia às operações de financiamento entre bancos no valor de 100 mil milhões de euros. E Portugal anunciou ontem a criação de uma linha semelhante de 20 mil milhões de euros.

Este plano de salvamento representa cerca de 20% do PIB da maior economia da Europa. No Reino Unido, o plano local representa cerca de 30% do PIB nacional e ascende a 500 mil milhões de libras (cerca de 640 mil milhões de euros)

Sem comentários: