2008-09-01

Overtrading


Uma das principais armadilhas que o mercado, diariamente, coloca ao trader é o chamado "Overtrading" que consiste na execução de um número excessivo de transacções. É das ratoeiras mais frequentes e deve ser combatida por duas razões:

Primeiro, porque quantas mais transacções, maior o acumulado de comissões pagas ao corretor. Hoje em dia, com a explosão no número de "discount brokers" existentes, as comissões de corretagem baixaram dramaticamente. Nós, na Pedro Arroja, beneficiamos de comissões de corretagem insignificantes ao ponto de nos bastar um tick a nosso favor para estarmos a ganhar dinheiro. Porquê? Por dois motivos - fazemos volume e transaccionamos com corretoras internacionais. Infelizmente, em Portugal, a bancarização do sistema financeiro faz com que as nossas corretoras ainda mantenham comissões muito elevadas e muito distantes das tão apregoadas "best practices" internacionais. Segundo, o excesso de activismo na gestão, que conduz à perda de rigor e perspectiva.

Posso dar-vos um exemplo recente que se passou comigo na passada quinta-feira. Nesse dia, às 14h30, o mercado norte-americano S&P500 abriu em alta. O Fair Value dos futuros era de 1281,75, mas estes abriram a 1288,50. Estipulei, então, a minha estratégia para o dia: VND o mercado na casa dos 1296 (o nível de resistência determinado pela minha análise) e procurar dois pequenos ganhos em dois trades. Tendo em conta a minha avaliação do mercado naquele dia, não fazia sentido comprar com aquela abertura, mas a relação risco/retorno associada a uma eventual venda só seria vantajosa a partir dos 1296. Por outro lado, nessa zona de preço, significaria que o mercado já estaria a valorizar mais de 1% no dia, indicando uma forte inércia positiva que não valeria a pena tentar contrariar muito. Portanto, a táctica era vender perto dos 1296 e ir concretizando pequenos ganhos - o chamado Scalping curto.

E o que é que eu fiz então? Fiz "isto" (ver dia 28/08). Os primeiros três trades foram na mouche - permitiam nessa altura acumular um ganho de +0,1% na tarde. O quarto já fugiu um bocadinho ao plano e resultou numa pequena perda. E o quinto foi um disparate completo que fez com que o saldo positivo de +0,1% se tornasse num saldo negativo de -0,1%. Foi então que decidi ir-me embora. Olhei para o relógio e observei que já eram quase 21h - estava no escritório desde as 8h da manhã... Se tivesse executado o meu plano, vendendo na casa dos 1296 e beneficiando das minhas reduzidas comissões de corretagem, tinha-me ido embora depois das duas primeiras transacções, com ganhos ligeiros e a horas decentes. Assim não, fiquei tempo a mais, transaccionei vezes de mais, perdi dinheiro e fui para casa completamente rebentado!

Conclusão: disciplina, disciplina, disciplina!

2 comentários:

Anónimo disse...

O que tu qures sei eu!?Com que então é o "fair value"!

Estratégias não se discutem, em público.

João Pereira

Anónimo disse...

Caro João Pereira,

O exemplo que dei pareceu-me um bom exemplo de uma situação de Overtrading.

Quanto à discussão pública da estratégia, concordo, por isso, é que só a mencionei uns dias depois.

ra